A Companhia de Teatro de Braga vai desenvolver uma série de acções no âmbito do BragaCult, projecto que visa a revitalização cultural da zona histórica e urbana da cidade, a partir de novas propostas dinâmicas que, de modo sustentado, garantam a participação activa das populações, na busca de melhores públicos e mais qualificada cidadania.
Este projecto de intervenção cultural compreende duas linhas de desenvolvimento em zonas específicas da cidade, as denominadas Linha azul, que compreende toda a zona que vai do Theatro Circo à Estação da CP, passando pela Sé (as acções a desenvolver no programa de acção desta linha concentram-se no Centro Histórico da cidade; e Linha Verde, que compreende a zona da Avenida da Liberdade, Carandá, Galos, Parque da Ponte e Monte Picoto (as acções a desenvolver nesta linha concentram-se no programa de acção do Rio Este).
Em colaboração com as estruturas existentes, o Projecto BragaCult irá desenvolver um trabalho de longa duração com os habitantes das respectivas zonas, podendo já os interessados inscreverem-se nas oficinas que se irão realizar em Julho:
Oficina de Memória Musical - coordenada por João Ricardo Oliveira, tem como público-alvo seniores maiores de 60 anos e crianças dos 10 aos 12 anos. A partir de esculturas sonoras e objectos construídos pelos participantes através do aproveitamento de utensílios considerados em desuso/lixo, esta oficina, que culminará na criação de uma orquestra: a WorkestraZona, pretende avivar a memória das pessoas dando-lhes a possibilidade de redescobrir a poesia da rua.
Oficina de Fixação de Narrativas Orais – desenvolvida por Rogério Boane e Frederico Bustorff, esta oficina será um processo de troca a partir da conversa, da escuta da memória das pessoas e dos lugares, é dirigida ao público sénior.
Oficina de Leitura e Interpretação - coordenada por Ana Bustorff, Jaime Soares e Rui Madeira, a acção direccionada ao público escolar pretende melhorar a capacidade de leitura e de interpretação do texto, bem como as capacidades de comunicação a partir da verbalização da palavra.
As inscrições estão abertas aqui e podem ser feitas individualmente ou em grupo, a partir de centros de dia ou de outras instituições.
Sem comentários:
Enviar um comentário