Projecto que visa a revitalização cultural da zona histórica e urbana da cidade, a partir de novas propostas e dinâmicas que, de modo sustentado, garantam a participação activa das populações, na busca de melhores públicos e mais qualificada cidadania.
O Projecto BragaCult está inserido nas parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga e Regeneração Urbana do Rio Este, co-financiado pelo “ON.2 – O NOVO NORTE” e QREN através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a Câmara Municipal de Braga, no valor global de 304.350,00€.
Apostar nas Pessoas / Ganhar a Cidade
Este Projecto visa, através de uma multiplicidade de acções integradas, em parceria e colaboração com as estruturas e instituições existentes (juntas de freguesia, associações, escolas, universidades, etc.) desenvolver um trabalho de longa duração com os habitantes das respectivas zonas.
A ideia é trabalhar com pessoas dos 8 aos 80 anos. Para tal foram criadas uma série de acções específicas destinadas a ir ao seu encontro. Ficam alguns exemplos: Oficinas de Imaginação nos ATL ou fora (Som, Imagem, Fotografia Vídeo, Narrativas Orais, etc.); de Experimentação, sobre várias áreas e saberes como Construção de Instrumentos e Orquestra, a partir do lixo; de Escrita; de Criação Vídeo; de Criação Sonora; etc. E outras mais viradas para a Área Escola, o Teatro Escolar e a Formação nalgumas áreas técnicas da comunicação (professores). A sensibilização ao Cinema e ao Teatro e a áreas e saberes que estas integram.
Com as populações mais idosas, partindo dos Centros de Dia ou de outras instituições ou grupos, desenvolver um trabalho sobre a Memória e a Rememoração dos Sentidos e da Vida, a partir da experiência vivencial de cada um. A fixação da Memória em registos áudio e vídeo. A reutilização artística dos espaços físicos e de Memória (a história das casas, das ruas, as igrejas, os instrumentos de repressão social. Os sons da Rua; os utensílios de casa; os instrumentos de trabalho; os mesteres já caídos em desuso, levando os habitantes dos vários quarteirões à redescoberta da memória e da história do Lugar, do Prazer de Viver, ao sentido de pertença e a dar Testemunho escrito, oral e físico da (sua) história.
Pretende-se através de um trabalho de pesquisa com as pessoas, avivar a Memória e provocar Novos Desafios. Projectar o Futuro. Tornar as pessoas mais participativas na Comunidade, mais abertas ao Outro. Melhores cidadãos e melhores espectadores.
Iremos à procura da Memória do Lugar, mostrado à cidade como testemunho artístico dos seus habitantes e Nunca uma reconstituição por fora ou museológica ou etnográfica.
Pretende-se assim criar hábitos culturais e práticas de fruição em zonas particulares da cidade, mais problemáticas por vezes, mas, também elas já portadoras de traços identitários fortes mas que a poeira da história desvaneceu em muitos casos.
Com as Pessoas e para as Pessoas. Sensibilizando-as através de Novas Práticas, para a importância da dinâmica Cultural no viver social.
O Projecto BragaCULT insere-se na ideia central que preside à Actividade da Companhia de Teatro de Braga, neste biénio:
100 anos de República / 30 anos de CTB: Cultura e Cidadania
Sem comentários:
Enviar um comentário