Estamos AQUI.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Início da Oficina de Criação de Vídeo Experimental


O Projeto BragaCult dará início no dia 10 de novembro à Oficina de Criação de Vídeo Experimental. Esta Oficina tem a duração total de 40 horas e destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 os 9 anos. A Oficina será orientada por Frederico Bustorff Madeira e irá decorrer em parceria com o Centro Cultural e Social de Santo Adrião (CCSSAdrião), no âmbito do Projeto Ger@ções3D do Bairro Nogueira da Silva. 
O Projeto Ger@ções3D é uma valência do CCSSAdrião, uma resposta inovadora a situações sociais complexas que atingem crianças e jovens em risco com idades entre os 5 e os 18 anos. 

Frederico Bustorff Madeira pretende abordar a criação vídeo experimental como forma de ganhar consciência do trajeto histórico da imagem em movimento, e de como é possível experimentar/criar associações entre as imagens que povoam os dois lados das nossas existências: o dentro (no sentido de intimo) e o fora (no sentido de publico). Portanto, esta oficina pode ser enriquecedora tanto em termos de competências técnicas e artísticas, assim como, para ganhar consciência do poder da imagem nos dias de hoje, pretendendo contribuir para uma tomada de consciência da qualidade das diferentes imagens que compõem os nossos mundos interiores e exteriores. Tem como objetivo principal estimular o trabalho em equipa e as relações interpessoais.

Frederico Madeira tem um mestrado em Som e Imagem, especialização Televisão e Argumento da Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes.
Dissertação de Mestrado, subordinado ao tema “Play with life, play with movies” na Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes/Hogeschool Sint-Lukas, Bruxelas.
3.o Ano de bacharelato em cinema na Hogeschool Sint-Lukas, Brussel: Cinema/“Atelier Documentaire”.
Estágio na Produtora Periferia Filmes: assistente de realização, montagem e produção na área cinema, Áreas de maior interesse e nas quais tenho vindo a direccionar os meus estudos e trabalho são essencialmente o cinema e o teatro. Duas artes distintas que, por isso mesmo e pelo seu carácter eminentemente visual, convergem e divergem em aspectos fundamentais. O prazer que fui nutrindo pela realização de espectáculos teatrais, foi também fundamental para o aprofundamento e entendimento das duas artes.
A CTB tem oferecido uma diversidade grande de encenadores e espectáculos, o que permite a abordagem e experimentação do meu trabalho sobre diferentes perspectivas da arte teatral e da consequente transposição para imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário