Estamos AQUI.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CTB DÁ INÍCIO A OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO



A CTB - Companhia de Teatrode Braga dará início no dia 24 de novembro à Oficina de Leitura e Interpretação. Esta Oficina acontece no âmbito do Projeto BragaCult2, tem a duração total de 30 horas e destina-se a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. A Oficina será orientada por Thamara Thais e Rogério Boane  e irá decorrer em parceria com o Centro Cultural e Social de Santo Adrião (CCSSAdrião), no âmbito do Projeto CAT (Centro de Acolhimento Temporário) - "A ponte de regresso a casa", uma valência a funcionar há 14 anos que tem por finalidade o acolhimento urgente e transitório, por período não superior a 6 meses. O Projeto acolhe crianças e jovens provenientes do concelho de Braga, integradas na valência e encaminhadas por algum serviço da comunidade CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) / TMBRG (Tribunal de Menores de Braga).

Os formadores pretendem através desta Oficina sensibilizar os jovens para o exercício de "contar e ouvir contar histórias" através da experimentação do ler e assumirem a palavra e os sentidos do texto a partir de aproximações à sua própria memória e realidade. Estimular a capacidade de análise interpretativa a partir das questões que o texto sempre levanta e potenciar a capacidade refletiva e de afirmação pessoal a partir das ideias.

Thamara Thais, é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012). Atriz da Companhia de Teatro de Braga, participou em espetáculos como As Bacantes (2008), Preconceito Vencido (2009), Sabine Freire (2009), Jardim (2011) Auto da Barca do Inferno (2011), Falar a Verdade a Mentir (2012) e Em Pessoa (2013). Em 2010 e 2011 ocupou a posição de assistente de encenação nos espetáculos A Cabeça do Baptista e Concerto "à la Carte".

Rogério Boane, participou entre 1999 e 2002 no Festival de Teatro e Dança na África do Sul com o bailado Lágrimas do Passado. Participação num Workshop da Cena Lusófona, em Maputo com o objetivo de escolher um ator com capacidade de representar o seu país na peça Quem Come Quem, integrado no projeto Viagem ao Centro do Círculo, uma co-produção Cena Lusófona, A Escola da Noite, Companhia de Teatro de Braga e Teatro Vila Velha (Brasil). Coordenou a Oficina Dança Africana integrada no Projecto AU!/2 Alternativas Urbanas/2. Em 2003, participou no Projecto Amadixão, trabalhando com o Centro de Idosos de Santo Adrião com o objetivo de motivar os idosos a contar histórias. Desde 2004, tem participado como ator em espetáculos como Da Vida de Komikaze, A Vida Como Exemplo, Praça de Touros e Jardim de Alexej Schipenko, A Estalajadeira de Carlo Goldoni, O Menino Dino de José Ananias, Doroteia de Nelson Rodrigues, Buraco de Regina Guimarães, Pára-me de Repente de Vergílio Alberto Vieira, Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, Trilogia 1José 2Rubem 3Fonseca de Rubém Fonseca, A Cabeça do Baptista de Ramón del Valle-Inclán, A Arte do Futuro/Último Acto de Anna Langhoff e Alexej Schipenko, Transit de Regina Guimarães e Saguenail, Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett, Oresteia (Agamémnon. Coéforas. Euménides.) de Ésquilo, As Orações de Mansata de Abdulai Sila e Os desaparecidos a partir de Amerika de Franz Kafka.

Esta Oficina deriva de uma parceria feita entre a Companhia de Teatro de Braga e o Centro Cultural e Social de Santo Adrião, sendo que já está a decorrer a Oficina de Criação de Vídeo Experimental com o Projeto Ger@ções3D do Bairro Nogueira da Silva. Ambas as Oficinas são gratuitas.

Oficina realizada no âmbito do Projeto BragaCult2 desenvolvido pela Companhia de Teatro de Braga que visa a revitalização cultural da zona histórica e malha urbana da cidade, a partir de novas abordagens às práticas culturais que, de modo sustentado, garantam a participação ativa das populações, na busca de melhores públicos e mais qualificada cidadania. Ao longo de 2014, o Projeto BragaCult/2 realizará um conjunto de ações e oficinas específicas nas áreas da Expressão (o Corpo e as Disciplinas Teatrais), da Palavra (Escrita e Memória), do Áudio (Exploração e Recriação do Som) e do Vídeo (Exploração e Produção de Imagem).

Sem comentários:

Enviar um comentário