Estamos AQUI.

segunda-feira, 19 de março de 2012

"Electra" de Sófocles para ouvir na Fonte do Ídolo


É já no próximo dia 26 de Março (segunda-feira) que a Comunidade de Leitura Dramática volta à Fonte do Ídolo para mais uma sessão do Ciclo de Leituras de textos dramáticos sobre a Cultura Clássica Grega. Dinamizada no âmbito do projecto BragaCult, da responsabilidade da CTB – Companhia de Teatro de Braga, a sessão deste mês é dedicada a “Electra”, a obra de Sófocles.

Realizado em colaboração com o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga e o Theatro Circo, o Ciclo decorre às 21h30 com entrada livre. Um momento privilegiado para visitar o santuário rupestre edificado no século I d.C. e conhecer ou relembrar um grande clássico escrito por um importante dramaturgo, considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, a par de Eurípides e Ésquilo.
Das 123 peças dramáticas escritas por Sófocles apenas se conservaram sete: “Ájax”, “Édipo Rei”, “Édito em Colono”, “Antígona”, “Traquínias”, “Filoctetes” e “Electra”. Personagem lendária, Electra era filha de Agamémnon e Clitemnestra, irmã de Ifigénia – personagem principal da obra de Eurípides, “Ifigénia em Áulis”, apresentada na primeira sessão que teve lugar em Fevereiro – e de Orestes. Electra salvou a vida do irmão das mãos da mãe, que já tinha assassinado Agamémnon, e ajudou-o a vingar-se dela e do amante desta.

O ciclo prossegue a 23 de Abril com “Coéforas” de Ésquilo; a 30 de Abril com mais um clássico de Sófocles: “Filoctetes; e termina a 28 de Maio com “Troilus e Créssida” de Shakespeare.

Sem comentários:

Enviar um comentário