Estamos AQUI.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Inscrições abertas


 Oficina de Escrita Criativa com Reinaldo Montero


A Companhia de Teatro de Braga na prossecução do projecto BragaCult, designadamente no âmbito da parceria para a Regeneração Urbana do Rio Este (denominada Linha Verde que compreende a zona da Avenida da Liberdade, Carandá, Galos, Parque da Ponte e Monte Picoto, em Braga), informa que estão abertas as inscrições para a Oficina de Escrita Criativa, a decorrer de 12 a 15 de Julho, das 19h00 às 21h30, no Theatro Circo, sob direcção do dramaturgo, romancista e guionista cubano Reinaldo Montero, auxiliado pela actriz e encenadora Sahily Moreda.
Para esta oficina os formandos devem estar dispostos a fazer exercícios criativos que partam da sua própria experiência pessoal e devem ter lido a tragédia Macbeth de William Shakespeare.

As inscrições, para maiores de 17 anos,  estão a decorrer no sítio da CTB

Recorde-se que Reinaldo Montero orientou em 2003 na CTB, no âmbito do projecto “AMÁDIXÃO, ou as palabras male-ditas”, uma Oficina de Escrita Criativa, tendo como entre outros formandos Ricardo Araújo Pereira, um dos elementos dos “Gato Fedorento”.


Reinaldo Montero nasceu em Ciego Montero, Cuba, em 1952.
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Habana, tem publicadas obras para teatro, muitas delas representadas, tais como: “Antígona”, “Rosa Fuentes”, “Medea”, “Concierto barroco”, entre outras; sendo também autor de guiões cinematográficos: “El encanto del regresso”, “Bajo presión”, “El vals de La Habana Vieja”. Publicou livros de poesia: “Sin el permiso de Mussorgski”, “En este café de Ronda”, “El año del cometa” e “Manera de ser Sófocles” [ensaio sobre Abelardo Estorino]; e de literatura: “Bajando por calle del Obisp”, “La visita de la Infanta”, “Donjuanes”;  etc.
Poemas, contos, fragmentos de romances, peças teatrais, artigos e ensaios foram editados em publicações nacionais e estrangeiros.

Foi jurado em certames nacionais e internacionais, incluindo na “Casa de Las Américas” e no “Festival del Nuevo Cine Latinoamericano”. Participou em Feiras do Livro e encontros de escritores. Fez leituras, conferências, orientou seminários e oficinas de escrita dramática e narrativa na Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal e Venezuela.
Trabalhou com a companhia de Teatro Hubert de Blank, com o Centro Cultural de Espanha e o Instituto Goeth.

Vários prémios constam no seu curriculum: “Fray Luis de León” com “Liz” (2007, Espanha); “Alejo Carpentier de novela” com “La visita de la Infanta” (2005, Cuba); “Juan Rulfo” com “Trabajos de amor perdidos” (1996, atribuído pela Rádio França Internacional e o Centro Cultural de México em Paris); “Castilla-La Mancha” com “Los equívocos morales” (1992, Espanha); “Benalmádena” com “El arte de la fuga”(1988, Espanha); “Casa de Las Américas” com “Donjuanes” (1986, Cuba); “Prémio Nacional da Crítica”, em 2009 com “Liz”, em 2006 com “La visita de la Infanta”, em 2002 com “Misiones” e em 1997 com “Medea; “Italo Calvino” com “Medea” (1996); “Caimán Barbudo” com “Visitaciones de Emílio” (1985); “David” (para autores inéditos) com “Con tus palabras” (1984); e, ainda, no cinema, “El encanto del regreso” venceu o primeiro prémio do Festival de Bogotá e o Premio Caracol em Habana.  

Sem comentários:

Enviar um comentário