Estamos AQUI.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Agenda

A Companhia de Teatro de Braga na prossecução do projecto BragaCult, designadamente no âmbito da parceria para a Regeneração Urbana do Centro Histórico, a denominada Linha Azul que compreende toda a zona que vai do Theatro Circo à Estação da CP, passando pela Sé, informa que nos próximos meses irá desenvolver várias oficinas. As inscrições ainda estão abertas, excepto para as acções que terão início em Fevereiro.


Fevereiro:

Breve resenha histórica e prática sobre a iluminação no palco. A importância da luz no espectáculo. O que é um projector? E uma mesa de controlo? Como iluminar? E que rentabilidade se pode e deve tirar do equipamento. Como, quando e porquê se deve e pode usar. A experimentação prática e técnica de utilização de equipamento. O processo de criação e desenho de luz. A oficina é dirigida por Fred Rompante.

Esta acção pretende levar os participantes a estabelecerem uma relação mais íntima e desenvolta com a expressão escrita a partir de matizes e de enunciados colhidos e/ou sugeridos pelos escritores. Procurando potenciar a capacidade de escrita dos participantes. A coordenação está a cargo de Abel Neves.

Orientada por Ana Bustorff, a oficina, direccionada ao público escolar, pretende melhorar a capacidade de leitura e de interpretação do texto, bem como as capacidades de comunicação a partir da verbalização da palavra. A noção do Outro na comunicação interpretativa do texto.


Março:

A criação de figurinos ou guarda-roupa para cena é um dos componentes essenciais do universo da realização plástica do espectáculo, sendo um elemento fundamental no seu enquadramento estético. Esta oficina procura dotar os formandos de capacidades criativas e técnicas para a criação de figurinos para teatro. Sílvia Alves dirige esta acção.

Partindo do texto dramático para a experimentação de uma leitura interpretativa, a oficina tem como objectivo melhorar as capacidades de comunicação e de socialização dos alunos, estimulando a criatividade, através do conhecimento do corpo: atitudes, desinibição, relacionamento com os outros. Waldemar de Sousa e Rui Madeira serão os orientadores desta acção.


Abril:

Oficina de produção sonora que visa ensinar e incutir nos formandos aptidões criativas e técnicas com vista à elaboração de criações artísticas centradas no áudio, como paisagens sonoras ou esculturas sonoras. A oficina será composta de vários módulos partindo de noções teóricas mais básicas e exemplos de obras artísticas, passando pelo contacto com hardware e software disponíveis. Luís Lopes coordena a oficina.

Esta é uma oficina de produção sonora que visa ensinar e incutir nos formandos aptidões criativas e técnicas com vista à elaboração de criações artísticas centradas no áudio, como audiobooks. Partindo de noções de captação, edição, mistura e pós-produção áudio, até ao desenvolvimento da obra artística final, um narrativa sonora. A coordenação está a cargo de Luís Lopes.

Durante milhões de anos, vestuário e ornamentos foram usados pelo homem de modo a comunicar as suas maiores necessidades. A rua. As pessoas. A tradição. O progresso. O novo tribalismo. A autenticidade. A extraordinária capacidade semiótica do corpo humano, do vestuário e dos ornamentos. Oficina sob orientação de Sílvia Alves.


Maio:

Orientada por Alexej Schipenko e Rui Madeira, esta oficina terá como referência as Obras estudadas nos curricula escolares dos diversos anos lectivos. Serão ainda usados outros textos clássicos e contemporâneos, cuja qualidade dramática, importância literária e temática ajudem a alicerçar uma melhor Cultura Teatral.

Sensibilizar os participantes para a ideia que não pode haver nenhuma razão para não fazermos o que imaginamos. Que a criação artística tem como base a Liberdade. A história e importância dos elementos cénicos na representação. A história do Lugar cénico e a cenografia hoje. Exemplos práticos de como criar e construir elementos cénicos. A sua importância na criação global do espectáculo. O contributo de outras artes na criação cenográfica. Os materiais. Samuel Hof será o coordenador desta acção.

Sem comentários:

Enviar um comentário