segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
CONVITE - Leitura Pública - Comunidade de Leitura Dramática | BragaCult2 // CTB
A CTB – Companhia de Teatro de Braga, no âmbito do Projecto BragaCult2, tem o prazer de convidar V. Ex.ª a assistir à leitura pública da obra "O NOVO MENOZA ou Histórias do Príncipe Tandi de Cumba", de Jacob M. R. Lenz, acção inserida na Comunidade de Leitura Dramática, com orientação de Rui Madeira.
Esta apresentação, de entrada livre, terá lugar no Pequeno Auditório do Theatro Circo, no dia 28 de Janeiro, pelas 21h30.
O Novo Menoza, de 1774, é uma das comédias em que melhor se evidenciam alguns dos tópicos mais salientes do pensamento de Lenz: por um lado, a sexualidade e os sentimentos como elemento no qual se jogam os problemas da culpa, do prazer, da felicidade, do amor, dos valores morais; por outro, a crítica cerrada de uma sociedade europeia “iluminista”, mercantil, vazia e abstracta, que só se deixa resgatar no sentir individual, interior e físico, numa moral que é estética e numa estética que é moral, como Lenz enunciará mais tarde com grande clareza num escrito publicado em 1780, o Curso filosófico para almas sensíveis.
In notas sobre a publicação de O NOVO MENOZA ou Histórias do Príncipe Tandi de Cumba pelas Edições COTOVIA em 2001.
"Numa época de fragmentação social e de individualismo, onde a crise serve de pretexto para desmantelar os laços entre as pessoas e promover os valores do mercado, a criação de uma "Comunidade" constitui uma oportunidade para tornar o mundo mais hospitaleiro.
Por outro lado, a leitura em voz alta restaura o valor da oralidade e do contacto face a face,em contraposição à virtualização das relações e à mecanização da vida. Deste modo, acontece uma espécie de catarse que possibilita o acesso às nossas emoções mais profundas e provoca a reflexão e o questionamento.
Trata-se,pois, de cultivar a humanidade das pessoas, procurando, através da exploração do texto dramático, o acesso a nós mesmos, à compreensão do mundo e dos outros." (Opinião de José Augusto Ribeiro, membro da Comunidade de Leitura Dramática desde 2010)
"Aquilo que melhor define a Comunidade de Leitura Dramática, à qual pertenço, e tão bom que é este sentimento de pertença, é o compromisso com a leitura por parte de todos os seus elementos. Todos e diferentemente leem por admiração, por curiosidade, pelo desafio. Porque aqui se lê, apenas pelo prazer de ler. Ler para si, ler em voz alta, ler para o outro. As apreciações ao texto e a sua interpretação, manifestam afeto, apreciando a obra e o autor, mas também a voz que dá corpo ao texto." (Opinião de Maria do Céu Costa, membro da Comunidade de Leitura Dramática desde 2011)
"Tanto para dizer sobre a Comunidade de Leitura Dramática, da qual faço parte desde a primeira apresentação pública com a peça de Lorca “A Casa de Bernarda Alba”, no salão nobre do Theatro Circo, em 2010… Ainda hoje recordo e “sinto” o entusiasmo e a magia desse momento! Unidos pelo prazer de ler em voz alta textos dramáticos belíssimos que ganham vida através das diferentes vozes de cada leitor, amigo, companheiro de partilha de trabalho, aprendizagens e emoções. E as experiências que partilhamos todos juntos, as aprendizagens e as conquistas que alcançamos ao longo deste processo? Foram enormes e incontáveis. Um Bem Haja à CTB por colocar ao dispor de todos nós tão nobre projeto!" - (Opinião de Ana Cristina Oliveira, membro da comunidade de Leitura Dramática desde 2010)
Esta oficina é realizada no âmbito do Projeto BragaCult/2 desenvolvido pela Companhia de Teatro de Braga que visa a revitalização cultural da zona histórica e malha urbana da cidade, a partir de novas abordagens às práticas culturais que, de modo sustentado, garantam a participação ativa das populações, na busca de melhores públicos e mais qualificada cidadania. Ao longo de 2015, o Projeto BragaCult/2 realizará um conjunto de ações e oficinas específicas nas áreas da Expressão (o Corpo e as Disciplinas Teatrais), da Palavra (Escrita e Memória), do Áudio (Exploração e Recriação do Som) e do Vídeo (Exploração e Produção de Imagem).
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