OFICINA
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
(dirigida a professores)
actividade em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Braga
no âmbito do III Encontro de Autores do Minho dedicado a Sebastião Alba
Número
máximo de participantes: 20
Duração:
50 horas
Sessões
de oficina: 20 (uma sessão-semana de 3 horas, ao sábado, entre as 10.00 e as
13.00)
Início
a 13 de Dezembro 2014; término a 18 de Abril 2015
Apresentação
pública: Abril 2015
Responsável:
Sílvia Brito (Companhia de Teatro de Braga)
APRESENTAÇÃO
A leitura tem implicações cognitivas e
afectivas de carácter individual que podem ser estimuladas e desenvolvidas
através de uma prática partilhada. O contexto de 'jogo' proposto nesta oficina
pretende propiciar novas abordagens sobre o acto de leitura fundadas no
exercício da palavra-corpo como acto de interpretação e comunicação.
DESCRIÇÃO
— Leitura de textos de autores de Braga
com particular incidência na obra de Sebastião Alba.
— Serão utilizadas técnicas e metodologias de preparação, leitura, análise/interpretação, enunciação e jogo de natureza teatral com o intuito de promover o gosto e o desempenho com base na interpretação individual da palavra e dos sentidos do texto em contexto de jogo colectivo e partilhado.
— Serão utilizadas técnicas e metodologias de preparação, leitura, análise/interpretação, enunciação e jogo de natureza teatral com o intuito de promover o gosto e o desempenho com base na interpretação individual da palavra e dos sentidos do texto em contexto de jogo colectivo e partilhado.
OBJECTIVOS
— Criação de contextos de leitura que estimulem o
envolvimento activo dos actores/leitores na construção dos sentidos dos textos
e da sua partilha com os ouvintes/espectadores;
— Sensibilizar os participantes para o exercício de "contar e ouvir contar histórias";
— Sensibilizar os participantes, através da experimentação do LER, para assumirem a Palavra e os Sentidos do texto, a partir de aproximações à sua própria memória, corpo e realidade em contexto da prática teatral;
— Estimular e melhorar as capacidades de leitura e análise interpretativa, a partir das questões que os textos levantam confrontados com o factor individual da experiência e conhecimento do mundo e com o factor de construção cénica;
— Potenciar a capacidade de reflexão, diálogo e actuação sobre o real.
— Sensibilizar os participantes para o exercício de "contar e ouvir contar histórias";
— Sensibilizar os participantes, através da experimentação do LER, para assumirem a Palavra e os Sentidos do texto, a partir de aproximações à sua própria memória, corpo e realidade em contexto da prática teatral;
— Estimular e melhorar as capacidades de leitura e análise interpretativa, a partir das questões que os textos levantam confrontados com o factor individual da experiência e conhecimento do mundo e com o factor de construção cénica;
— Potenciar a capacidade de reflexão, diálogo e actuação sobre o real.
SÍLVIA BRITO
Actriz e encenadora, colabora
regularmente desde 2013 com a CTB - Companhia de Teatro de Braga: integrou o
elenco da Trilogia Oresteia, de Ésquilo (encenação de Rui Madeira, 2013),
dirigiu Oficinas de Leitura e Interpretação (2013-2014) no âmbito do projecto
BragaCult, encenou o espectáculo Em Pessoa (textos de Fernando Pessoa, 2014) e
integra o elenco de Os Músicos de Bremen (encenação de José Caldas). Iniciou a
actividade teatral no Cénico de Direito em 1985. Integrou o elenco do Teatro
Nacional D. Maria II (1990-92). N'A Escola da Noite (Companhia de Teatro de
Coimbra) desenvolveu trabalho teatral durante dezoito anos (1992-2010) nas
áreas da actuação, encenação, formação e documentação teatral. Em 2011
fundou, com António Jorge, o projecto de criação, formação e programação
artística 'Razões Poéticas - associação informal de artes' que desenvolve
actividades de formação de públicos em Penela. Dirigiu acções de formação
teatral para amadores, estudantes de teatro e actores profissionais, leccionou
seminários no 'Curso Profissional de Artes do Espectáculo - Interpretação' da
Escola de Teatro São Teotónio e elaborou projectos de formação na Escola
Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô (2012).
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