Oficina de Leitura e Interpretação
sobre textos de Fernando Pessoa
Coordenação de Sílvia Brito
Esta oficina tem como principal
objetivo estimular as capacidades de leitura, interpretação e comunicação a
partir do universo literário de Fernando Pessoa através de uma metodologia
assente na experimentação de conceitos, regras e técnicas do jogo teatral. Não
requer prática anterior do teatro.
De 9 a 30 de Outubro (dias 9, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24,
29 e 30)
das 19h às 22h
espaço: (a definir)
Nº máximo de participantes: 12
Idade mínima: 16 anos
INSCRIÇÕES: bragacult@gmail.com
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(apresentação
alargada/geral)
Oficina de Leitura e Interpretação
JUSTIFICAÇÃO: Desenvolver com os participantes uma metodologia que
promova o gosto pela leitura através da interpretação da palavra e dos sentidos
de textos de autores dos currículos escolares e da literatura universal.
OBJECTIVOS: Sensibilizar alunos e professores para o exercício de
"contar e ouvir contar histórias". Sensibilizar os participantes,
através da experimentação do LER, a assumirem a Palavra e os Sentidos do texto,
a partir de aproximações à sua própria memória e realidade em contexto da
prática teatral. Estimular a capacidade de análise interpretativa, a partir das
questões que os textos levantam confrontados com o factor individual da
experiência e conhecimento do mundo. Potenciar a capacidade de reflexão sobre o
real em modo de comunicação com o Outro.
DESCRIÇÃO: Melhorar as capacidades de leitura e de interpretação do
texto. Aprender a descobrir as capacidades de leitura interpretativa. Implicar
a memória e a experiência sobre o real na interpretação do texto. Melhorar as
capacidades de comunicação a partir da corporalização da Palavra. A noção do
Outro na comunicação interpretativa do texto.
COORDENADORA:
Sílvia Brito (1965). Actriz,
encenadora.
Licenciada em História pela
Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Iniciou a actividade
teatral no Cénico de Direito (1985). Fez produção teatral na Pró Tea com José
Wallenstein e Mário Carneiro (1989-90). Integrou o elenco do Teatro Nacional D.
Maria II (1990-92) onde trabalhou com Ricardo Pais e Filipe La Féria. Em 1992,
integrou a companhia de teatro profissional A ESCOLA DA NOITE (Coimbra) onde
permaneceu até 2010. Aí desenvolveu trabalho permanente nas áreas da actuação,
encenação, formação e documentação e foi membro da Direcção da companhia entre
1998 e 2010. Enquanto actriz integrou a maior parte dos elencos da companhia em
encenações de António Augusto Barros, Rogério de Carvalho, Ricardo Pais, Nuno
Carinhas, Pierre Voltz, Konrad Zschiedrich, José Caldas e Rui Madeira, entre
outros. Encenou, entre outros espectáculos, Jacques e o seu Amo de Kundera,
Almocreves e outras cousas… de Gil Vicente, Dois perdidos… de Plínio Marcos,
Profundo de Cabrujas, TNT—Tumulto no Teatro, de Raul Brandão e Este Oeste Éden,
de Abel Neves. Dirigiu acções de formação para o elenco da companhia, para
grupos de teatro amadores e jovens actores.. Entre 2002 integrou a Cena Lusófona
- Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral onde fez parte da Direcção e
onde desenvolveu, entre outros, o projecto Base de Dados da Dramaturgia em
Língua Portuguesa. Em 2011 fundou, com António Jorge e Casimiro de Brito, o
projecto de criação, formação e programação artística RAZÕES POÉTICAS -
ASSOCIAÇÃO INFORMAL DE ARTES que desenvolve actividades de prática artística
(dramaturgia, teatro, artes plásticas) partilhada entre profissionais, amadores
e comunidade, com incidência no concelho de Penela. Em 2011 encenou e
interpretou Observações da Paixão - As Cartas Portuguesas atribuídas a Mariana
Alcoforado (Festival das Artes da Quinta das Lágrimas, Coimbra); em 2012,
integrou o elenco de Fragas (textos de Miguel Torga, encenação de João Neca, Teatro
Municipal da Guarda) e encenou Os Últimos Dias de Emmanuel Kant, de Alfonso
Sastre (Cooperativa Bonifrates, Coimbra); em 2013 integrou o elenco de
Oresteia, de Ésquilo (Companhia de Teatro de Braga, encenação de Rui Madeira).
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